sexta-feira, 25 de maio de 2012
Roteiro
do Projeto Interdisciplinar
Arte e Literatura
Experimentação
artística por meio da Poesia, de Maciane Silva dos Santos.
- Apresentação sucinta do tema e das disciplinas escolhidas para tratá-lo;
Nas
áreas do conhecimento escolhida por mim, propus uma aproximação
entre Arte e Literatura, com o tema Poesia e Desenho.
- Motivação: de onde vem sua vontade ou necessidade de falar sobre esse assunto dessa maneira, isto é, através dos meios que essas disciplinas lhe oferecem;
Durante
os estágios supervisionados pude perceber que muitos professores não
estão desenvolvendo o fazer artístico de forma satisfatória, se
focando muito na reprodução de obras. Assim,
através de uma reflexão sobre o ensino de arte nas escolas, e
consequentemente diante da necessidade de desenvolver
a percepção do aluno, a criatividade, pensamento autocrítico, a
auto expressão do aluno, impulsionou meu desejo em trabalhar desenho
e poesia.
Através
da poesia e do desenho cria-se práticas pedagógicas que buscam
incentivar a percepção da inter-relação entre o fazer artístico,
o desenvolvimento da crítica, da reflexão e da sensibilização dos
vários modos de ver o mundo.
A
ideia da opção pela técnica do desenho foi que o ato de desenhar é
cheio de significados, pois o desenho é a expressão visual do
vemos, do que imaginamos. Assim, acredito que todo desenho tem um
significado, um motivo pelo qual foi feito. E através da
sensibilidade ao produzir um desenho, podemos traduzir nossa visão
particular, nossa identidade, nossa cultura. E a poesia por ser algo
que expressa o sentimento humano, as emoções, a realidade interior,
enfim. Unindo o desenho a poesia cria-se algo muito interessante,
pois ao interpretar uma poesia através do desenho desenvolve se a
criatividade, a sensibilidade, o pensamento crítico, e também a
capacidade de expressar a arte através da literatura, e a literatura
através da arte.
- Objetivo: o que é essencialmente o seu projeto, a que ele vem, o que você pretende com ele;
- Produção do trabalho artístico a partir da poesia;
- Imaginar novas realidades a partir da poesia;
- Compreender e interpretar a poesia através do desenho;
- Conhecer alguns autores da Literatura;
- Explorar a capacidade do aluno em elaborar trabalhos expressivos a partir da poesia;
- Explorar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico;
- Compreender e utilizar a arte como linguagem, como produção e expressão;
- Articular a imaginação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
- Ampliar a própria expressão do aluno, sua capacidade de argumentar e defender ideias;
- Desperta o olhar critico do aluno em relação à técnica trabalhada.
- Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística.
- Despertar o aluno a ter nova visão e uma nova forma de olhar o mundo e as coisas a sua nossa volta;
- Relacionar e Analisar a relação da arte com a literatura.
- Incentivar o gosto pela poesia e pelo fazer artístico;
- Trabalhar os conteúdos de uma maneira interdisciplinar.
- Público alvo: A quem ele se dirige? O que ele pode representar para essas pessoas?
Irei
trabalhar esse projeto com adolescentes, mais especificamente com
alunos do ensino fundamental, pois os mesmo estão em processo de
desenvolvimento intelectual, em construção e compreensão do mundo
objetivo, dessa forma, é momento oportuno para conhecer o universo
das artes, experimentarem as possibilidades de conhecer o mundo
artístico, explorando as linguagens do mundo da arte e da
literatura.
- Metodologia: qual caminho você pensa em tomar; exemplo, primeiro farei isso, depois aquilo, precisarei ainda daquela outra coisa etc, finalmente, espero chegar em tal lugar. Como funciona seu processo criativo?
- Em primeiro momento aplicarei aos alunos um texto sobre as técnicas do desenho, explicando como trabalhar o desenho.
- Dar uma breve introdução sobre a literatura, falando sobre os principais autores da literatura e suas obras, depois escolher alguns desses autores e trabalhar suas poesias a partir do desenho.
- Distribuir aos alunos poesias de Camilo Pessanha, Machado de Assis e Jorge Amado, para que o mesmo possa interpretar a poesia através do desenho.
- Apresentar os materiais aos alunos como: giz de cera, lixa de madeira, ferro de passar, papel A4 e solicitar que comentem se já experimentaram desenhar ou pintar usando giz de cera ou algum dos recursos apresentados.
- Produção do desenho com base na poesia, e tirar a impressão do desenho com o ferro de passar, trabalhando assim além do desenho, a impressão do desenho.
- Debate com os alunos em sala de aula sobre as técnicas trabalhadas e a produção realizada.
- Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados;
Poesias
de alguns autores da literatura como Jorge Amado, Camilo Pessanha,
Machado de Assis.
Utilizarei
materiais como: lixa de madeira, giz de cera, papel A4 e ferro de
passar.
As
técnicas utilizadas serão: desenho com giz de cera e impressão do
desenho com giz de cera.
- Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos ligados ao que você pretende dizer e à maneira como pretende fazê-lo.
Uma das
principais referencia para o desenvolvimento do meu projeto é o
trabalho de litografia de Lasar Sagall, um artista extraordinário,
que trabalha com a impressão de desenhos. Grande desenhista, pintor,
gravador e escultor, onde experimentou todas as formas de expressão
de sua época.
Lasar Sagall foi
um mestre do Expressionismo um dos introdutores do Modernismo no
Brasil, vindo a ser um símbolo para toda uma geração. Na Alemanha,
iniciou seus trabalhos em litografia, no qual teve grande destaque.
A
Litografia
é um tipo de gravura,
uma técnica que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre
uma matriz (pedra
calcária) com um lápis gorduroso. O desenho é feito através
do acúmulo de gordura
sobre a superfície da matriz.
Disciplina: Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 ARV UAB2
Os Pobres
Aí
vêm pelos caminhos,
Descalços, de pés no chão,
Os pobres que andam sozinhos,
Implorando compaixão.
Vivem sem cama e sem teto,
Na fome e na solidão:
Pedem um pouco de afeto,
Pedem um pouco de pão.
São tímidos? São covardes?
Têm pejo? Têm confusão?
Parai quando os encontrardes,
E dai-lhes a vossa mão!
Guiai-lhe os tristes passos!
Dai-lhes, sem hesitação,
O apoio do vossos braços,
Metade de vosso pão!
Não receieis que, algum dia,
Vos assalte a ingratidão:
O prêmio está na alegria
Que tereis no coração.
Protegei os desgraçados,
Órfãos de toda a afeição:
E sereis abençoados
Por um pedaço de pão . .
Descalços, de pés no chão,
Os pobres que andam sozinhos,
Implorando compaixão.
Vivem sem cama e sem teto,
Na fome e na solidão:
Pedem um pouco de afeto,
Pedem um pouco de pão.
São tímidos? São covardes?
Têm pejo? Têm confusão?
Parai quando os encontrardes,
E dai-lhes a vossa mão!
Guiai-lhe os tristes passos!
Dai-lhes, sem hesitação,
O apoio do vossos braços,
Metade de vosso pão!
Não receieis que, algum dia,
Vos assalte a ingratidão:
O prêmio está na alegria
Que tereis no coração.
Protegei os desgraçados,
Órfãos de toda a afeição:
E sereis abençoados
Por um pedaço de pão . .
Após escolher um
tema para falar através da arte, pesquisei um de texto, ou seja, um
poema de Olavo Bilac relacionado à pobreza, o qual será o assunto
que irei trabalhar. Este texto está ligado a Arte e a Literatura,
com o objetivo de unir as duas disciplinas que pretendo trabalhar.
A escolha do tema
se deu pelo fato de ser um dos temas tratado por Olavo Bilac grande
autor literário que traduz a realidade de muitos países e milhões
de pessoas através de seu poema.
O poema chama-se
“Os
Pobres”
que fala sobre a realidade em
que muitas pessoas vivem em meio a um mundo globalizado, dos
desprivilegiados de oportunidades, de boas condições de vida, dos
desamparados, dos famintos não só de pão, mas também de afeto, de
amor. Dos pobres sem teto, sem conchego, sem carinho, que vive na
miséria e na solidão.
O poema “os
pobres”, de Olavo Bilac, é um texto fascinante, e muito
emocionante, onde engloba aspectos como o sentimento humano, expresso
pela linguagem artística e literária, ou seja, o texto de Olavo
Bilac “os pobres” retrata a angústia da pobreza utilizando a
arte e literatura como linguagem e como expressão. O
sentimentalismo, a expressividade mostrada no texto é
extraordinária, uma poesia realista, com um tema universal.
Assinar:
Postagens (Atom)