terça-feira, 21 de setembro de 2010

Assistindo novelas

Resenha Crítica

Durante a semana acompanhei a novela das sete uma rosa com amor do canal SBT. Uma história de amor que teve inicio com um casamento de negócio, ou seja, casamento de interesse, onde o casal Claude e Serafina na convivência cotidiana se apaixonam, porém Claude não quer admitir pra si mesmo seu sentimento, mas logo descobre que não consegue mais viver sem Serafina, e que a mesma é o amor de sua vida. Os mesmos são vítimas de grandes trapaças de ambiciosos, mas finalmente toda verdade vem à tona, e Serafina finalmente realiza o grande sonho de sua vida que é casar com Claude na igreja, dando-lhe assim, muita importância aos valores de família herdados por seus pais.

Os principais temas abordados durante essas duas semanas na novela foram: Racismo, os valores de família, cobiça, traições, violência e rituais de candomblé. Destinado ao público a partir dos12 anos.

Dessa maneira o papel do negro é retrato com preconceito, ou seja, Alabá outra personagem da novela, sofre preconceito devido sua pele escura, por Erci uma ex- namorada de seu atual companheiro. Erci então foi presa por crime de racismo, a mesma será rejeitada por muitos da alta sociedade. Percebemos então, que a novela propõe uma reflexão sobre racismo, pois qualquer ofensa sobre a cor de pele pode haver punição.

No entanto, os valores religiosos afirmado nessa novela foram: o casamento e o amor, pois o casamento é a união do amor e o amor um sentimento sublime que se concretiza com o casamento.

Assim, eu pude perceber que a novela propõe uma reflexão do valor da família, do amor, da solidariedade, enfim.

Entretanto, toda novela pode influenciar de alguma forma o comportamento da sociedade, seja de uma maneira positiva ou negativa.

Para tanto, eu avalio o impacto dessa novela na sociedade brasileira de forma positiva, pois aborda os valores da família, do amor, da solidariedade. Uma novela apresentada de forma bem humorada e descontraída.

Assim, se eu pudesse reescrevê-la modificaria algumas cenas de violência, pois muitas vezes a criança aprende aquilo que vê, e muitos pais não tem domínio de seu próprio filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário