terça-feira, 21 de setembro de 2010

Resenha do filme "O quarto Poder" do diretor Costa Gravas e o documentário Muito Além do Cidadão Kane do diretor Simon Hartog.

O Poder da Mídia sobre a Sociedade

Após assistir o filme, percebemos que seu tema está centralizado no poder que mídia tem em manipular as informações e as pessoas, para obter um alto nível de audiência, onde se fazia presente à falta de ética da imprensa de televisa ao divulgar as informações, distorcendo os fatos em prol de seu próprio benefício.

Os principais personagens da história foram o repórter Max Brakech e o ex-segurança Sam Baily. Assim, o interesse do ex-funcionário Sam Braily era conseguir seu emprego de volta, dar uma vida digna a seus filhos, para que eles não passassem necessidades como tantas crianças espalhadas pelo o mundo a fora. Já Max, tinha seu interesse voltado para o alto índice de audiência, pela fama, e claro pelo dinheiro.

No entanto, podemos perceber também que existia uma relação entre os interesses individuais e a conduta ética de cada um deles, ambos buscavam melhores condições financeiras, ou seja, bem estar social. Sam, um homem que estava passando por problemas financeiros e só queria recuperar seu emprego. Max um homem que queria alcançar o auge da fama e audiência, passou por cima da ética, pois seu dever era divulgar, propagar os acontecimentos reais, mas o mesmo manipulou a informações, confundiu a cabeça de Sam, e ainda influenciou a opinião pública, ou seja, dos telespectadores.

Entretanto, o papel da mídia no filme é a conquista pela audiência, pela fama, por uma boa matéria, não se importando se a informação é verdadeira ou não, mas sim, em atingir um grande número de público, sendo capaz de qualquer coisa que possa favorecer aos seus próprios interesses.

Para tanto, as minhas impressões dessa triste história são as seguintes: a mídia possui um grande poder sobre a sociedade de influenciar o pensamento das pessoas, de manipular e distorcer os fatos. Entretanto, devemos saber discernir as coisas, pois nem sempre o jornalismo nos passa informações corretas, ou seja, como verdadeira mente elas acontecem, por trás de tudo há cortes, exageros e caos.

E o documentário Muito Além do cidadão Kane, é documentário muito interessante, o mesmo mostra o envolvimento da rede globo com o grupo americano Timer Warner, onde podemos perceber que a emissora que atinge o maior numero de publico teve envolvimentos com fraudes.

Assim, o documentário apresenta depoimentos de vários famosos entre eles: o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, os políticos Leonel Brizola e Antonio Carlos Magalhães, o publicitário Washington Olivetto, o escritor Dias Gomes, os jornalistas Walter Clark, Armando Nogueira e Gabriel Priolli e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No entanto, é um documentário muito polêmico, onde aborda a influência da rede globo na sociedade brasileira, seu poder e suas relações políticas. Roberto Marinho foi muito criticado e comparado a Charles Foster Kane, pois a rede globo empregava a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme.

Podemos então perceber que existe certa relação com o filme O Quarto poder, pois esse documentário assim, como no filme mostra muito como a mídia manipula as pessoas, os nossos pensamentos, as nossas atitudes, as nossas opiniões, enfim, ela possui um grande poder sobre a sociedade.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário