terça-feira, 21 de setembro de 2010

Assistir e resenhar os filmes

Resenha

O Show de Truman do diretor Peter Weir

Após assistir o filme O Show de Truman do diretor Peter Weir, podemos perceber que seu tema central está voltado para questão de como as pessoas são vítimas de um sistema dominador (mídia da TV), onde esse sistema procura apenas atender seus próprios interesses, impondo um modelo social permeado por uma falsa e ilusória ideologia. O mesmo aborda também, a ambição do homem sem se importar com o valor da vida, a manipulação exercida pelos meios de comunicação de massa, num contexto de indústria cultural, levando todos esses, com alguma base em teoria critica e indústria cultural, a inquirir sobre tais relações.

Os principais personagens dessa história são: Truman Burbank, sua suposta esposa Mery, diretor do reality show Christof e Lauren Garland / Sylvia.

Entretanto, o interesse do diretor Christof estava direcionado a venda de mercadorias e o lucro acima de tudo, não importando a qualidade do produto, nem se estão sendo dignos com a humanidade e a sociedade. Mery também tinha interesses semelhantes a outros personagens do filme e do diretor Christof, pois os mesmos participaram dessa trama em prol de seus benefícios, do dinheiro, enfim.

O programa reality show é a ponte para o comércio em que é produzido pelos sistemas dominantes que determinam o processo de consumo, promovendo na audiência uma reação curiosa em relação ao que está sendo visto. Esse fato pode ser observado nas cenas em que aparecem as garçonetes, os policiais, as duas senhoras e o rapaz da banheira, pois essas pessoas estão constantemente assistindo ao show, inclusive em seus locais de trabalho e no correr da noite, não demonstrando preocupação com o fato da vida de Truman ser baseado numa ficção, aprisionado para entretê-los e vender-lhes os variados gêneros de produtos circulantes no sistema de livre-mercado. Não são capazes de tomar decisões sem a intervenção de agentes externos (autonomamente) e passam a aderir acriticamente aos valores impostos e dominantes, difundidos pelos meios.

Assim, o papel da mídia no filme é a conquista pela audiência, pelo desenvolvimento do comercio, pois como podemos perceber, os personagens faziam uso freqüente de propagandas de objetos como facas de cozinha, cereais, entre outros.

Desse modo, o exemplo que mais se assemelha com essa ficção são os programas de reality show, como: big brother, a fazenda, porém, a única diferença é que os participantes sabem que estão sendo filmados 24 horas por dia.

A impressão que tenho sobre tudo isso é que cada vez a mídia está ligada a nossa vida, devido à complexidade em que a mesma atinge as pessoas, o poder que tem sobre a sociedade, onde a mídia que toma decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário